sábado, 9 de agosto de 2008

NUTRIÇÃO - Viver mais e melhor








Guiacompleto para você melhorar sua saúde e qualidade de vida

Alimento, fonte de vida.
A energia, as proteínas vitaminas que você precisa para manter a saúde física e mental estão nos alimentos, não nas farmácias. Cuide de suas refeições e coma na dose certa, prestando atenção na qualidade e quantidade. alimentar-se bem é a melhor maneira de combater a desnutrição e a obsidade e prevenir outras doenças, como perssão alta e diabetes, TAIS COMO :

*ALIMENTOS ENERGÉTICOS : Arroz, massas, todos os tipos de cereais, pães, milho, batata, mandioca,ihame. Formam a base da alimentação e dão a maior parte da energia que você precisa para suas atividades diárias. São riscos em carboidratos e representam o maior volume da alimentação. USE EM TODAS REFEIÇÕES.


*ALIMENTOS ENERGÉTICOS EXTRAS: Gorduras e óleos (margarina, manteiga, óleo vegetal, azeite de oliva ), açúcares adicionais (doces e açucar de mesa ). As gorduras e óleos têm vitaminas A, D, E e K. Com alto teor de energia, devem ser consumidos com moderação. Açúcares adicionais (doces ou para adoçar sucos, cafés etc)devem ser inclídos na alimentação, com moderação.

*ALIMENTOS CONSTRUTORES: Peixes, carnes, ovo, leite, queijo e leguiminosas secas (feijão, lentilha, soja, grão de bico etc). Fontes de proteína, constróem, mantêm e renovam as células do corpo. Ajudam a formar e conservar os tecidos-cabelos, músculos, órgãos, sangue, pele. alimentos ricos em ferro e cálcio são essenciais para previnir anemia e osteoporose.USE NO ALMOÇO E JANTAR . LEITE E DERIVADOS, NO CAFÉ DA MANHÃ E/OU LANCHE.


*ALIMENTOS REGULADORES: Verduras, legumes e frutas facilitam a digestão e são ricos em sais minerais, vitaminas e fibras. Aumentam a resistência contra infecções e, entre muitos benefícios, ajudam no bom funcionamento do intestino. USE NO ALMOÇO E JANTAR. E COMA PELO O MENOS DUAS FRUTAS POR DIA .